Mobilidade
Os utilizadores da b-on necessitam, frequentemente, de aceder à informação em locais distintos dos seus locais habituais de trabalho ou de estudo. A mobilidade e simplicidade são, por isso, fatores importantes no acesso à informação.
O serviço “Mobilidade B-on”, integrado na federação RCTSaai, tem como objetivo permitir remotamente o acesso dos utilizadores das instituições membro da b-on, independentemente da localização, aos conteúdos e serviços disponibilizados.
Desde do lançamento da b-on que o controlo do acesso aos conteúdos por esta disponibilizados é baseado nos endereços IP. Este método de autenticação tem limitações que se pretendem ultrapassar com a utilização de infra-estruturas de autenticação e autorização em particular com a Federação RCTSAAI.
Estas infraestruturas têm por objetivo simplificar o processo de acesso a recursos web (neste caso conteúdos e serviços disponibilizados pela b-on), independentemente do IP de acesso e com base no conceito de gestão de identidades federadas. Este conceito assenta no princípio de que um utilizador, ao aceder a um recurso que lhe é disponibilizado, se pode autenticar com as credenciais que usa na sua instituição (user e password).
REQUISITOS
O acesso ao serviço de mobilidade b-on pode ser feito mediante as seguintes condições:
- A instituição ser membro da b-on;
- A instituição pertencer à RCTS.
Neste sentido cada instituição deverá disponibilizar a componente de fornecimento de identidade (“Identity Provider”). As instituições que pretendem aderir a este serviço de federação devem contatar a equipa RCTSaai (rctsaai@fccn.pt).
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
Consulte aqui a lista de Instituições membro da federação RCTSaai (RCTSaai – Portuguese Federation).
EDITORES DISPONÍVEIS
A lista de fornecedores de conteúdos que fornecem acesso através da RCTSaai – Portuguese Federation pode ser consultada aqui.